sábado, 12 de maio de 2012

A Metáfora Conceptual

Encontrei na internet um resumo bem legal sobre a metáfora conceptual e gostaria de compartilhar com vocês. É um texto do Leonardo Nazar. Para saber mais, vocês podem acessar o endereço dele (logo abaixo) e ver exemplos e textos que ele disponibilizou para quem quer se aprofundar.


Metáfora Conceptual

Por Leonardo Nazar
Disponível em: http://www.leonardonazar.com/metcon.html

A Teoria da Metáfora Conceptual (TMC), elaborada por George Lakoff e Mark Johnson, aparece em um momento em que os estudos da linguagem começam a rejeitar, sob influência das descobertas da ciência cognitiva, os modelos formais predominantes até então.

Sendo apresentada no clássico Metaphors We Live By de 1980, a TMC contesta a visão tradicional da metáfora como mera figura de linguagem para trazê-la para o âmbito do pensamento: a metáfora é um mapeamento entre domínios de conhecimento. Ela é parte de nosso sistema conceitual, instanciada neuralmente, baseada, geralmente, em nossas experiências sensório-motoras, emocionais e culturais. O fato de haver expressões linguísticas é apenas secundário, já que “algumas metáforas se manifestam na gramática, outras em gestos, arte ou rituais.” (Lakoff & Johnson, 1999:57).1
Há experiências subjetivas como, por exemplo, AFETIVIDADE, que são percebidas desde a infância a partir de outras experiências mais concretas, como PROXIMIDADE FÍSICA. Essas associações ativam simultaneamente regiões distintas do cérebro que resultam em conexões neurais permanentes nas redes que definem os domínios conceptuais e legitimam expressões como em:

"Éramos muito próximos, mas começamos a nos afastar."

Nesta frase, encontram-se dois termos em negrito que pertencem ao domínio da PROXIMIDADE FÍSICA usados para expressar AFETIVIDADE.

Há diversos estudos (alguns listados nas sugestões do menu à esquerda) que evidenciam a metáfora conceptual em conversas do dia-a-dia, textos literários, música, pintura, gestos, matemática além de sua relação com psicanálise, educação e inteligência artificial.



Leonardo Nazar, 2010.
1 Para uma descrição mais detalhada da formação do pensamento metafórico, o artigo The Neural Theory of Metaphor de George Lakoff em The Cambridge Handbook of Metaphor and Thought é altamente recomendado. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Powered By Blogger

Depósito de Tirinhas

Tirinhas

www.tirinhas.com

Blogs que eu leio e recomendo